quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Sua Infância Está de Volta ! [2]

TV CRUJ - Comitê Revolucionário Ultra Jovem



Disney Club era um programa de televisão infantil produzido pela Disney. Tinha versões em vários países, inclusive no Brasil. A versão brasileira era transmitida pelo Sistema Brasileiro de Televisão – SBT, e também no Disney Channel, dirigida por Renato Fernandes.
Foi um dos principais programas infantis entre a segunda metade da década de 90 e a primeira metade da década de 2000.
Entrou no ar pela primeira vez no dia 28 de abril de 1997. Em sua primeira fase, era exibido de segunda a sexta, em rede das 18h às 19h, e em alguns locais, das 17h30min às 18h30min, pois algumas afiliadas do SBT exibiam telejornais locais das 18h30min às 19h; elas recebiam o programa gravado por via aérea e terrestre; isso até antes do fim de 1998), como o primeiro fruto da parceria entre o SBT e a Walt Disney Company. Na segunda fase, em junho do mesmo ano, passou para 19h até 20h, como estratégia para "chamar a atenção" pelas chamadas nos intervalos da novela infantil Chiquititas, que estreou no dia 28 daquele mês e ia ao ar após o Disney Club. A terceira fase começou quando três meses depois, o Disney Club voltou ao horário antigo de 18hs, mas com mais 15 minutos de duração, até às 19h15min. Desde a estréia, enfrentava a forte concorrência da Rede Manchete, que exibia desenhos animados japoneses no horário, mas esta emissora começava a perder grande número de afiliadas em cidades brasileiras; quando a rede retirou eles do ar, já que eram reprisados seguidamente há mais de dois anos, o Disney Club tornou-se o único programa infantil em sua faixa de horário.


Caracterizou principalmente o programa a impressão falsa deste ser ao vivo, pois os integrantes admitiram "fora do ar" , o que levava o telespectador a conhecer os "bastidores" do programa.
Em períodos de horário de verão, devido às grandes dimensões do território do Brasil e aos vários fusos horários, em alguns estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o programa passava nos finais de tarde. Isso gerava incoerência, já que os apresentadores diziam "Boa noite" em suas saudações.
Mudanças recorrentes da emissora a partir de 1999 interferiram ligeiramente no horário do programa: passou para 18h05min às 19h20min; depois, em 2000, das 18h15 às 19h30, até o dia 19 de janeiro de 2001 (foram mais de 300 episódios em 2000). Também entre 1999 e 2001, o programa chegou a mudar seu público-alvo, passando de infantil para o infanto-juvenil, acompanhando o fato de alguns dos integrantes já serem adolescentes.
Já em sua quarta fase, a atração muda de nome para "Disney CRUJ", e de horário: sábado das 10h15 às 12h. Isso a partir do dia 14 de maio. No entanto, em 12 de outubro de 2003, o programa sai do ar, quando já não era gravado há muito tempo (eram exibidas reprises de 2002).
O mais famoso bordão do programa era a despedida dos integrantes: "CRUJ, CRUJ, CRUJ, Tchau!".


Os Desenhos

Super Patos

Pateta e Max
      

Timão e Pumba
101 Dalmatas









Doug








Ana Pimentinha










Tico & Teco e Os Defensores da Lei








Aladdin

Nenhum comentário:

Postar um comentário